dezembro 04, 2012

"Contos bárbaros" do pintor Paul Gauguin


Fragmento da pintura "Contos bárbaros" do pintor Paul Gauguin (1902).



Uma imagem, criada com o meu iphone, que representa um fragmento da pintura "Contos bárbaros" do pintor Paul Gauguin pintada em 1902, no final da sua vida. 

"Representa a dos mujeres indígenas sentadas y con el cabello adornado por flores. Detrás de ellas, un hombre pelirrojo vestido con un traje malva, cuyos rasgos recuerdan a los del pintor simbolista Jacob Isaac Meyer Haan. Les rodea una naturaleza con una bruma gris, flores y árboles." in http://es.wikipedia.org/wiki/Cuentos_b%C3%A1rbaros 


"Contos bárbaros"? O que haverá de bárbaro na imagem? O olhar do pintor? Haverá algo de sinistro na sua "mirada"? De diabólico, de bárbaro? A figura detrás quase estilizada como uma máscara do Carnaval de Veneza, numa pose em que olha directamente o pintor por detrás da tela, faz um jogo de contraste com as duas figuras femininas despidas. A primeira mulher quase andrógina está meditando como num asana de yoga com os pés em cruz com um olhar intenso e ausente, algo triste. Mas de onde exala um forte carácter, tranquilo. A segunda, mais feminina, está descontraída ignorando totalmente o personagem masculino.


jpn

Sem comentários: