maio 17, 2014

A mulher é para o homem uma iniciação, um catalisador.




"A busca da verdade é também a busca do outro.


Essa questão toca bem claramente o problema da dualidade masculino/feminino, dia/noite… Quando essa dualidade é dominada, leva a um outro nível de consciência [...]. 



A mulher – conhecimento/sabedoria – tem um substrato de facto, enquanto o homem precisa de partir sem demora em busca de si mesmo. A mulher é para ele uma iniciação [...], um catalisador [...]. Nesse sentido, a mulher parece ter vantagem em relação ao homem. 

[...] Nesta evolução do conhecimento, a mulher leva vantagem, mas não sei se ela sabe disso. Ainda mais porque na situação actual ela se choca com o poder do homem [nas sociedades patriarcais de tipo capitalista]. 

Sejamos claros: constitutivamente não existem relações de superioridade ou de inferioridade entre o homem e a mulher. Tudo depende do contexto sócio-cultural da época considerada cujas consequências extremas se manifestam nas sociedades do tipo patriarcal e matriarcal." 


in Étienne Guillé, O homem entre o céu e a terra : uma nova abordagem da realidade, Lisboa, Dinalivro, 2008. 



Étienne Guillé é professor adjunto de fisiologia-bioqímica, doutor ex-sciences, autor de L'Alchimie de la Vie e de L'Energie des Pyramides et l'Homme. É professor-pesquisador da Universidade de Paris-Sul.

Sem comentários: