janeiro 29, 2013

Viajar. Passar uns dias numa pequena cidade.





                          © José Pinheiro Neves, 2013





Passar uns dias numa pequena cidade. Passar, apenas. A autêntica viagem é para dentro. Ou melhor, para o abismo do dentro/fora. Autêntica viagem que não se deixa  apanhar, "atrapar" pelo espaço linear. Com as falsas viagens de quem está cada vez mais atolado. Preso por dentro. Anestesiado por um feitiço poderoso. Mentira, mascarada da capitalosociedade. De alguém que, há muito tempo, capitulou. 

"Todo viaje verdadero es intensivo, es cuestión de intensidad, de sobrepasar el placer tal y como trata de expresar según una cita de Samuel Beckett: 'Uno es un gilipollas, pero no tanto como para viajar por placer'."

Gilles Deleuze in "Abécédaire" http://es.wikipedia.org/wiki/El_Abecedario_de_Gilles_Deleuze 



"Os cinco dias que passei em Lisboa viraram minha cabeça; começo a pensar que a viagem certa seria escolher uma cidade -pequena - e lá ficar por 10, 15 dias, prestando atenção às pessoas, aos costumes, vivendo uma vida normal, passeando a pé, sem obrigação de ver nada. Eleger um café para passar duas vezes por dia, onde acabaria sendo reconhecida e tivesse alguém que me dissesse bom dia, um restaurante onde o garçom talvez me chamasse pelo nome, e me sugerisse o que comer. Uma cidade onde não houvesse nada para comprar, a não ser um queijo da terra, um doce da terra; uma cidade que, sobretudo, não estivesse na moda. Penso em uma cidade pequena, talvez o Porto, e vou contar por quê".

Danuza Leão

Sem comentários: